Energia solar terá grande crescimento até 2050; fontes renováveis vão superar fósseis
Mesmo que a transição energética ainda não tenha saído dos blocos iniciais, uma vez iniciada as renováveis ??ultrapassarão os combustíveis fósseis, num ambiente global de expansão, entre outros fatores, dos veículos e equipamentos elétricos. As fontes de energia renováveis ultrapassarão os combustíveis fósseis e o grande volume de acréscimo no processo de transição energética será solar até o ano de 2050.
O crescimento da matriz fotovoltaica previsto é de 13 vezes, seguido da eólica, com 9 vezes. É o que aponta a pesquisa Perspectiva de Transição Energética, da DNV, a maior consultoria técnica e de supervisão para as indústrias globais de energias renováveis. O documento foi publicado na última semana. De acordo com a pesquisa as instalações solares atingiram um recorde de 250 GW em 2022.
A DNV aponta que até o ano 2050 o mundo duplicará a produção de eletricidade. Atualmente, as fontes fósseis de energia respondem por 80%, contra 20% das fontes não fósseis. No entanto essa proporção mudará drasticamente, com as fontes não fósseis passando a responder por 52% do volume energético, contra 48% das matrizes fósseis.
“Há reveses em curto prazo devido ao aumento das taxas de juro, aos desafios da cadeia de abastecimento e às mudanças no comércio de energia devido à guerra na Ucrânia, mas a tendência em longo prazo para a transição energética permanece clara: o sistema energético mundial passará de uma situação mix energético que é 80% de base fóssil para um que é cerca de 50% de base não fóssil no espaço de uma única geração”, disse Remi Eriksen, CEO da DNV.
O relatório aponta que as energias renováveis perfizeram 51% da procura entre 2017-2022, sendo o restante suprido por combustíveis fósseis. O documento ainda pontua preocupações com a questão climática global, em que as fontes de energia fósseis têm grande contribuição para o aquecimento do planeta.
