Energia solar terá grande crescimento até 2050; fontes renováveis vão superar fósseis

Publicado em: 17/01/2025
Energia solar terá grande crescimento até 2050; fontes renováveis vão superar fósseis - Grupo BEDINSAT | Tecnologia Inovadora e Sustentável em Energia Solar, Satélite e Mais

Mesmo que a transição energética ainda não tenha saído dos blocos iniciais, uma vez iniciada as renováveis ??ultrapassarão os combustíveis fósseis, num ambiente global de expansão, entre outros fatores, dos veículos e equipamentos elétricos. As fontes de energia renováveis ultrapassarão os combustíveis fósseis e o grande volume de acréscimo no processo de transição energética será solar até o ano de 2050.

O crescimento da matriz fotovoltaica previsto é de 13 vezes, seguido da eólica, com 9 vezes. É o que aponta a pesquisa Perspectiva de Transição Energética, da DNV, a maior consultoria técnica e de supervisão para as indústrias globais de energias renováveis. O documento foi publicado na  última semana. De acordo com a pesquisa as instalações solares atingiram um recorde de 250 GW em 2022.

A DNV aponta que até o ano 2050 o mundo duplicará a produção de eletricidade. Atualmente, as fontes fósseis de energia respondem por 80%, contra 20% das fontes não fósseis. No entanto essa proporção mudará drasticamente, com as fontes não fósseis passando a responder por 52% do volume energético, contra 48% das matrizes fósseis.

“Há reveses em curto prazo devido ao aumento das taxas de juro, aos desafios da cadeia de abastecimento e às mudanças no comércio de energia devido à guerra na Ucrânia, mas a tendência em longo prazo para a transição energética permanece clara: o sistema energético mundial passará de uma situação mix energético que é 80% de base fóssil para um que é cerca de 50% de base não fóssil no espaço de uma única geração”, disse Remi Eriksen, CEO da DNV.

O relatório aponta que as energias renováveis perfizeram 51% da procura entre 2017-2022, sendo o restante suprido por combustíveis fósseis. O documento ainda pontua preocupações com a questão climática global, em que as fontes de energia fósseis têm grande contribuição para o aquecimento do planeta.

Para o diretor da Bedinsat, Marcio Bedin, o setor de energia solar em que a empresa atua com a subsidiária Bedinsolar apresenta crescimento significativo nos últimos anos e tem excelentes perspectivas pela frente. Segundo ele, “essa expansão será ainda mais impulsionada quando a economia do Brasil encontrar um ponto de equilíbrio que estimule o mercado a incrementar linhas de crédito mais favoráveis para o setor”.

Mobilidade 
Marcio Bedin ressalta a demanda crescente por fontes renováveis diante da crescente expansão da frota de veículos e equipamentos elétricos em todo o mundo, segmento no qual a Bedinsat também atua. A divisão de elétricos da empresa comercializa para todo o Brasil motos (scooters) elétricas, empilhadeiras e transpaleteiras, todos com excelente desempenho e custo-benefício econômico e ambiental. A empresa fornece ao mercado  também carregadores veiculares elétricos de grande eficiência.



Sobre o Grupo Bedinsat
Fundado há mais de três décadas pelo empresário Marcio Luiz Bedin, o Grupo Bedinsat tem sua sede em Toledo, planta industrial em Assis Chateaubriand, e atuação em todo o território nacional, produzindo e distribuindo produtos voltados aos mercados de comunicação via satélite, solar e mobilidade.
 
A Bedinsat é uma das principais empresas fornecedoras de equipamentos de recepção de sinal de TV aberta via satélite do mercado brasileiro. O Kit Sat HD Regional Bedinsat capta mais de 80 canais de TV e rádio, sem mensalidades.